12/04

Quarto Suítes Alguns Cômodos e Outros nem Tanto


SOBRE O ALBUM

Quarto Suítes Alguns Cômodos
e Outros Nem Tanto

Alexandre Nero

A busca pela síntese é quase uma obsessão humana. Algo que resuma, que agrupe, que decifre. Catálogos, listas, manuais e regras. A política.

Está tudo na frequência da síntese.

A hipnose do comum talvez esteja sintetizada nesse desespero que sentimos. Quando as oposições se inflamam, a ruptura finda por nos quebrar. Não pela abrangência da fissura, mas pela fissura na abrangência. A tal polarização, num jogo torpe de palavras, vira paralisação. A pilha melou.

É aí que entra Quarto, Suítes, Alguns Cômodos e Outros nem Tanto. Longe de ser antídoto de qualquer coisa, o álbum de Alexandre Nero joga luz no desespero, enquanto equilibra-se no abismo das contradições - e na contramão da síntese. "Fazia anos que eu não compunha", me disse ele. E, até nisso, a contradição se impõe: o cantor/compositor Alexandre Nero nada até a superfície e enche os pulmões justamente quando o país mergulha na maior catatonia de sua história. Abismo é acidente e acidente não é síntese. Então, embora sendo um álbum de canções, ele soa uno, abissal e pontiagudo, com a música a serviço do relevo.

1) E que relevo! Aquele conjunto de canções que havia sido concebido, quase totalmente, no ambiente íntimo da trova-violão, foi vestido por uma orquestra de cordas, baseada em São Petersburgo, na Rússia. A pós-modernidade promovendo viagens através de fronteiras, oceanos e cordilheiras, na aventura dos arranjos (magistrais, de Antonio Saraiva, produtor do álbum), da regência remota, da busca pela síntese - sempre ela! - a revelar as - sempre elas! - contradições (uma ode a tudo que é universalmente particular). Como cartógrafas não-temperadas (embora não destemperadas), as cordas vão - em forma de sonhos e partituras - e voltam, já transformadas em waveforms e terabytes… e sonhos. Trazem as marcas da viagem e redesenham a topografia sonora do álbum, mixado por Kassin com o cuidado de não achatar (e talvez desatachar) o som.

LER MAIS

ASSISTA O CLIPE

NOSSA SRA. DE COPACABANA

SINGLES

Nossa Senhora de Copacabana

22.02.2022

A Partícula

18.03.2022

Virulência

03.05.2022

Voltar ao topo